Meta pessoal:

Desafio Cláudia vs Maridão (até 15 de maio de 2007):

Desafio das Coelhinhas (até à Páscoa):

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

O primeiro mês pós-cirurgia...

Olá amiguinhas!!
Este post vai ser um pouco mais sintético hoje... o meu filhote está doentinho (febre, garganta muito inflamada...) e vou já a seguir com ele para o hospital... :(
Vamos então falar de como foi o primeiro mês após colocar a banda gástrica.
Posso dizer que foi... que foi intenso! É isso! Intenso!
A adaptação a uma nova realidade nem sempre é fácil e foi um mês em que tive todas as emoções "à flor da pele".
Os dias que se seguiram à cirurgia correram bem, dentro do que é possível, é claro. A recuperação foi mais ou menos rápida, estive dois dias no hospital e pude ir logo de seguida para casa. Ao fim de uns 5 dias as dores já tinham atenuado bastante e pude voltar à minha vida "normal".
Durante esse primeiro mês alimentei-me à base de uma dieta líquida... muitos sumos de fruta, sopas bem passadas, iogurtes liquidos e gelatina. As primeiras 4 semanas correram muito bem... emagreci quase 10 kilos, o que emocionalmente me fez sentir animada. A única coisa que me incomodava (e muito) era não poder comer comida sólida, sentia saudades de trincar... Não me vou esquecer nunca de quando comi, na 5ª semana, o meu primeiro iogurte com pedaços... que delícia!! Soube-me pela vida!!
Apesar de ter corrido tudo bem... sentia-me um pouco em baixo. Animada com a perda de peso, mas deprimida... talvez pelo acumular de emoções, de dúvidas, de desconforto físico...
A quantidade de comida que conseguia ingerir também foi variando. No início um iogurte liquido dava para 3 refeições... ih, ih... no fim do primeiro mês conseguia beber à vontade dois iogurtes liquidos seguidos.
É esse, na minha opinião, um dos mitos da banda gástrica (e eu própria pensava quando a coloquei que não era assim): quem tem uma banda gástrica consegue comer uma boa quantidade de comida, uma boa meia-dose de uma refeição, um prato de sopa bem cheio (de comida sólida). Quem está comigo numa refeição raramente se apercebe que eu tenho a banda... quase todos os que me rodeiam o sabem, porque não escondi de ninguém, mas já ouvi muitos comentários: mas tu estás a comer de tudo!
:)
Pois é! Consigo comer de tudo... ou melhor, quase tudo! Só há alguns alimentos que complicam a ingestão e a sua digestão, como é o caso do bacalhau, da carne de vaca, das couves, da laranja, do ananás...
A diferença com uma banda gástrica é que somos obrigados a comer correctamente: devagar e a mastigar muitíssimo bem os alimentos. Caso contrário a comida simplesmente não desce, causando muito desconforto.
Sei que sou uma sortuda, porque não tenho quase nenhum efeito secundário da banda. Normalmente quem coloca uma banda gástrica, e se não tiver cuidado com o que come e com o modo como o faz, vomita... isso nunca me aconteceu. O que me acontece de vez enquando (e parece que sou caso raro) é ter paragens de digestão. No entanto não é nada que afecte significativamente o meu dia-a-dia.
Sei que esta minha conversa é um pouco enfadonha, mas sinto que é importante deixar aqui o meu testemunho e esclarecer quem esteja na dúvida em colocar uma banda gástrica.
Repito o que disse no último post: quem coloca uma banda gástrica tem na mesma que fazer dieta e exercício físico. A banda é só um instrumento que nos ajuda na perda de peso, nada mais... Tem que se saber "usar" para dela tirarmos o devido proveito.
E eu contra mim falo... poderia já ter perdido muito mais peso... mas isso é conversa para amanhã!
Beijinhos para todas e tenham um bom dia!



12 comment(s):

Linda sabes, acho que quem mete uma banda gástrica pensa que a apartir daí tem todos os problemas resolvidos... mas, tal como tu disseste é preciso fazer esforços, é preciso fazer uma alimentação variada, é preciso fazer exercicio... A banda só por si não resolve tudo, é uma boa ajuda, tal como está a ser ctg, mas não resolve tudo...
Olha e não achei nada esse post enfadonho, aliás gostei mto... e, dito na 1ª pessoa, é também um esclarecimento e pode ser uma ajuda a mta gente! :)
Beijinhos e força

PS: já vi que já me consegues ler :) Vim tb por isso, agradecer as palavrinhas

By Blogger Luna, at 12 de fevereiro de 2007 às 09:32  

Olá!
Nada enfadonha,essa tua história, muito pelo contrário! Acho que nos "enganam" um bocado com as histórias das cirurgias bariaticas, segundo a psicologa e nutricionista das consultas onde andei, era uma maravilha, tinha que comer devagar e pronto! Realmente, foi a descoberta de que não era assim tão simples que me fez andar pr tras...
Beijinhos e continua em força!

By Blogger Estela, at 12 de fevereiro de 2007 às 11:56  

Olá amiga, eu não sabia que tinhas colocado a banda, tenho um primo meu que colocou o ano passado e já lá vão 40 kg, e ele anda nas nuvens.
Sabes mas ele como tu, tem muitos cuidados, ele diz me sempre aprendeu a comer de novo e também a amar o exercicio fisico.
Clau manda me um email a dizer quais as alterações + password + login do blogger..
vou agora a hora do almoço a flup com o ricardo por isso vou combinar com ele o cafezinho ...
a tua antiga faculdade mata me, só agora é que vou ver o resto das notas, e espero que não me deem menos de 15 se nao vou amuar.
Mil jinhos

By Blogger O meu diário, at 12 de fevereiro de 2007 às 12:24  

Em primeiro lugar espero que o teu filhote fique bom depressa.
E quêm disse que este post iria ser enfadonho??Enganas-te eu estou a adorar conheçer melhor essa historia da banda, que eu desconheçia por completo.
Não é o meu caso querer pôr uma, não
felismente não será presiso porque eu peso 70 kg, mas o meu sonho é chegar aos 60 que era o meu peso antes de engravidar, e acho que no meu caso nem é permitido (corrige-me se estiver errada)
mas gosto destes testemunhos porque me dão força.
um beijo

By Blogger laida, at 12 de fevereiro de 2007 às 15:18  

Não sabia que tinhas posto a banda gástrica... estive agora a ler atentamente os teus dois posts...

Eu estou a pensar por o balão gástrico, vou falar com o medico quarta feira para ver o que ele diz...

Grande mulher... és realmente uma mulher de coragem... com tudo o que já sabia sobre ti só me faltava saber esta parte... parabens!

By Blogger Gio, at 12 de fevereiro de 2007 às 15:48  

Olá...nada enfandonho, eu ando aqui todos os dias a ler, e parece que estou a ver o teu entusiasmo quando falas das alegrias que te trouxe a banda...beijinhos

By Blogger catarina e manelecos, at 12 de fevereiro de 2007 às 22:13  

As melhoras do teu filho.
O grande problema da maior parte das pessoas é que não mastigam conveniente a comida. Uma vez um médico disse-me que ,cada porção levada à boca devia ser mastigada 100 vezes. Assim, com pouca comida, ficávamos saciadas.
Mas...ninguém o faz. Comemos sempre à pressa e só faz muito mal.
Espero pelas notícias de amanhã.

By Blogger turbolenta, at 12 de fevereiro de 2007 às 22:42  

Olá, só hoje consegui vir ver o teu cantinho e parei, mas parei mesmo, parei a ler a tua historia, começei por ficar de boca aberta por causa da tua tiroide e emocionada pelo teu anterior post. O que descreves no actual eu entendo bem por causa do balão pelo que passei e estou a passar, situações identicas, mas em dimensões um pouco menores, já que a recuperação é um pouco mais rapida.
Beijinhos e força pois és uma linda mulher e vais vencer ou melhor Vamos.

By Blogger Claudiacva, at 12 de fevereiro de 2007 às 22:47  

Olá de novo...gosto bastante da forma clara como expões todo o processo pós cirurgico da banda....é realmente preciso ter muita coragem...muita força e determinação para colocar uma banda....e tu tiveste e tens todas essas qualidades....Estou a adorar ler o teu blog...apesar de ser apenas a segunda visita...acho q me estou a viciar pela tua "história".... e é verdade...poderias já ter emagrecido mais....eu também já poderia ter emagrecido mais...todas já poderiamos ter emagrecido mais...mas mais vale devagar e bem... do que depressa e mal...não?!?!? beijocas e as melhoras do teu pequenote!!!

By Blogger Miminhos do Guinho, at 12 de fevereiro de 2007 às 23:06  

Minha querida

Desconhecia essa cirurgia. Eu noutra escala muito diferente, tb estou a precisar de me "voltar a orgulhar" do meu corpo...por isso tenho feito ginástica e tenho sentido maravilhosamente. Nós merecemos ! Aos poucos vais lá. E agora tens aqui um compromisso connosco que torcemos a sério para ires lá...com muita saúde, calma e tranquilidade. Um beijo cheio de admiração, como SEMPRE. Ainda bem que te conheci, linda !

By Blogger Grilinha, at 12 de fevereiro de 2007 às 23:54  

é sem duvida um processo complicado..és uma mulher cheia de coragem! jnhos e boa semana

By Anonymous Anónimo, at 12 de fevereiro de 2007 às 23:58  

Nunca penses que os teus post são grandes, porque é muito bom ler o teu testemunho, é um prazer.
Fico mesmo muito contente por saber que esses mes apos a banda correru bem e que não tens efewitos secundarios e que realmente esta a funcionar, espero do fundo do coração que contiue a correr tudo muito bem e consigas chegar á tua meta.
Tudo de bom e muito sucesso

By Blogger LOBITAS, at 13 de fevereiro de 2007 às 11:57  

Post a comment

<< Home